9 de julho de 2010

Você sabe a diferença entre um insight e uma ideia?

Matéria fantástica postada por Carlos Henrique Vilela no CHMKT. 


Acabei de ver um texto fantástico do Dave Trott na revista britânicaCampaign, no qual fala da diferença entre insight e idéia. 
Um insight, conta, é algo antes desconhecido, que pode mudar a maneira como as pessoas pensam um problema. É o primeiro passo para se chegar a uma idéia – mas não é a idéia. A idéia é o que você faz a partir do insight, destaca. É transformar essa análise em síntese, essa descoberta em ação. 
Ele diz que há insights sem uma ideia subsequente. Mas que não dá pra ter uma grande ideia sem primeiro ter um insight. É por isso que a distinção é tão importante, afirma. 
Pra ilustrar a diferença, conta que, há alguns anos, em uma conversa com profissionais da agência Benton & Bowles, ouviu o seguinte:
“Eles estavam explicando um problema que tiveram com a marca Jacobs Mallows - pequenos biscoitos cobertos de chocolate com recheio de marshmallow, coco ou geléia. O produto não estava vendendo bem na época, e ninguém conseguia descobrir o porquê. O sabor era excelente, as pessoas amavam o produto. Aí, o planner fez algo inteligente, que as pessoas nunca fazem: o óbvio. Foi ao supermercado, olhou os produtos nas prateleiras e assistiu como as pessoas se comportavam. As pessoas passavam pela seção de biscoitos, davam uma olhada para o preço do Jacobs Mallows, olhavam, então, para o preço dos biscoitos comparativos, e percebiam que poderiam comprar um pacote com 16 Custard Creams pelo mesmo preço de um pacote com 6 Jacobs Mallows. E compravam o concorrente.”
Esse foi o insight, diz. O problema não era o produto, não era a marca, mas sim a dinâmica competitiva. Qual a idéia que veio depois? 
Ele conta que a Benton & Bowles sugeriu ao cliente que mudasse o Jacobs Mallows para a seção de bolos. 
"Quando o planner voltou para o supermercado para observar os consumidores, viu que eles olhavam para o preço do Jacobs Mallows, comparavam com os bolos, e percebiam que era possível levar uma caixa com 6 Jacobs Mallows pelo preço de 2 bolos. Então compravam o Jacobs Mallows."
Foi um insight que levou a uma idéia, diz Trott. É assim, segundo ele, que a Droga 5, uma das mais inovadoras agências do mundo, acredita que as coisas funcionam. Pra ilustrar, conta mais um case:
“Quando foram ajudar o Obama a se tornar presidente buscaram um insight. Eles sabiam que o estado da Flórida havia sido o ponto decisivo para os republicanos nas duas eleições anteriores. Se pudessem mudar isso, fariam a diferença. E o primeiro insight foi que parte dos eleitores da Flórida que votou nos republicanos – praticamente sem pensar – era a população de judeus aposentados. Ainda não era suficiente e, então, estudaram esse público mais a fundo, e tiveram outro insight: quem é o grupo que essas pessoas mais escutam? Pra quem eles fariam algo? A resposta foi: aos seus netos. E desse insight, veio a ideia: pegar os netos, que já eram pro-Obama, pra viajar até a Flórida para visitar seus avós e educá-los sobre o candidato. Fizeram, então, um comercial com a comediante judaica Sarah Silverman pedindo que esses netos visitassem seus avós na Flórida. O vídeo foi baixado na internet mais de 1.25 milhões de vezes. 25.000 jovens se inscreveram para visitar seus avós na Flórida. Mas os números reais foram: 320.000 judeus aposentados votaram para o Obama, que venceu na Flórida por uma diferença de 170.000 votos.“

http://www.chmkt.com.br/2010/07/voce-sabe-diferenca-entre-um-insight-e.html 

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