26 de julho de 2010

Detalhes

O Marketing está carente de profissionais que consigam transformar o cativante mundo da comunicação em uma ferramenta de visibilidade, imagem, conjunto e essência. Os elementos que constituem nossa natureza (fogo, água, terra e ar) conseguem de forma simples e clara demonstrar o poder do vislumbre e do encantamento, atingindo assim a preciosa decisão de compra do consumidor final. Alguns atributos conseguem transformar objetivos, metas e valores com tanta facilidade que passamos a compreender nossa capacidade de mudar o ambiente como fator decisivo para que aconteça o momento mágico, a decisão de compra!
O Marketing tende sempre para esses dois extremos: o conjunto ou a essência. Os detalhes do encantamento a que se dispõe nesse tipo de construção, são fortuitos, frutos do acaso ou simplesmente desprezados.
Quando temos pouco tempo para falar – alguns segundos que se resumem a um piscar de olhos – escolher expressar o conjunto ou a essência é não somente mais difícil e trabalhoso, mas assustadoramente pretensioso. A comunicação possui uma contingência de mínimo denominador comum: deve-se calibrar o discurso para muitos. Encontrar uma essência ou um conjunto que seduza o máximo de pessoas, experiências e sonhos é um desafio de titãs.
Já os detalhes picantes, engraçados, emocionantes, bizarros, inteligentes constituem um universo criativo virgem e universalmente cativante. Alberto Manguel, em seu livro “O amante detalhista”, descreve em um thriller psicológico um homem apaixonado por detalhes de corpos humanos que ele fotografa por minúsculos buracos. À noite, ele revela as fotos e monta partes de corpos diferentes, em um imenso e sensual quebra-cabeças. Tara apaixonada, portanto verdadeira, incontrolável, humana.
A beleza do conjunto é uma construção romântica que decorre de uma idealização da natureza. O conjunto seduz, mas só o detalhe transporta e apaixona. A cova no queixo, a careta, a ruga, o trejeito raro, o músculo tensionado do dedo mindinho.
Da mesma forma, a essência é um conceito abstrato, que parte de um raciocínio hierarquizante. O mundo é composto de partes que se complementam e se engendram de forma funcional ou aleatória em ecologias complexas. Não existe uma essência, mas várias, inúmeras, infinitas.
Trabalhar o conjunto e buscar a essência são, portanto, esforços intelectuais e abstratos. Estes que devemos aperfeiçoar todos os dias! Assim nos tornando profissionais mais completos e capazes de solucionar problemas. Detalhes que serão vistos e ouvidos em curto espaço de tempo!

by Alceu Cruz


Nenhum comentário:

Postar um comentário