12 de março de 2010

Marca mais sólida, Lucro mais líquido

Quem já teve passagem pelo meio publicitário ou já conversou a respeito com algum dos seus profissionais sabe que é uma área repleta de jargões mercadológicos que são repetidos a torto e a direito. Entretanto, dentre todos esses neologismos, um merece destaque por representar mais do que uma gíria de mercado. Pelo contrário, hoje representa o diferencial competitivo da maioria das grandes empresas. Falo de branding.
Você já reparou que hoje em dia, exceto as propagandas de varejo, quase nenhum anúncio destaca o produto? Em vez disso, o que se exalta é a marca. É uma tendência cada vez maior entre as grandes corporações e que, aos poucos, começa a ganhar espaço em mercados mais discretos. Mas, para explicar o porquê do crescimento do investimento em marca, é necessário antes esclarecer o que é marca.
Sua marca não é o logotipo do seu estabelecimento, as cores da fachada, a decoração, o slogan, tampouco seu nome. Apesar de isso tudo ser a tradução visual do que ela pretende transmitir, o conceito é muito mais amplo. Definamos, para facilitar as coisas, uma marca como a sua reputação. É como o cliente percebe o seu produto ou o seu serviço. Portanto, quem define a marca é quem compra, não quem vende. E, é justamente por isso que se torna tão complexo o processo de construção de marca. Esse processo é chamado de branding.
Envolve tudo aquilo que o cliente percebe do seu estabelecimento, como atendimento, decoração, qualidade do que é servido e as pessoas que frequentam, só para citar alguns exemplos. Melhorando o atendimento você estará investindo na sua marca. Oferecendo produtos melhores você estará investindo na sua marca. Comunicando seu estabelecimento de forma criativa e diferenciada você investe na sua marca. Esse conjunto de ações faz com que você não precise caçar clientes. Sua reputação os atrai e os fideliza. E, ainda que, para isso, o custo final do seu serviço seja maior, o cliente paga quando suas expectativas são atendidas e, principalmente, superadas. Paga mais caro quando percebe que a marca transmite mais confiança e empatia do que as concorrentes. Prova de como o valor da marca faz toda a diferença é a Coca-Cola. Nunca é o refrigerante mais barato do mercado, mas é o que vende mais. A Coca investe em branding há quase um século, mas acredite: nunca é tarde para você começar.
 
Matéria postada por Igor Novelli ( igor@novellimartoli.com), retirada do BLOG http://marcasfortes.blogspot.com/  

Igor Novelli é publicitário e sócio da Novelli Martoli, consultoria de marcas voltada especialmente para bares, restaurantes e casas noturnas.

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