22 de janeiro de 2010

Se você esperar pelos números, será sempre o segundo

Abaixo, segue uma historinha real que vi em uma matéria da HSM e que achei bem interessante. Trata-se de um dilema bem presente nas empresas e também nas relações com os clientes.

‘Há alguns anos, o pesquisador de uma fabricante de impressoras chegou à conclusão de que o futuro dos eletrônicos era sem fio. Seria natural que as impressoras acompanhassem esta evolução. Ele criou a tecnologia necessária e marcou uma apresentação diante do conselho de avaliação para expor seu projeto. ‘Qual a garantia de que isto nos trará retorno?’, perguntaram os membros do conselho. O pesquisador tinha só a convicção de que era uma boa idéia. Pediram que ele voltasse quando pudesse comprovar o sucesso comercial de sua invenção. O mesmo processo se repetiu no ano seguinte, e no outro. Até que, no quarto encontro, o presidente do conselho lhe disse: ‘A Hewlett-Packard lançou uma impressora sem fio há seis meses. Por quê nós não fizemos isso?’

Ou seja, investir em projetos inovadores pode levar a fracassos e prejuízos. Não investir neles dá oportunidade a outras empresas de sair na frente. Isso vale para soluções em comunicação, desenvolvimento de produtos, criação de novos meios de distribuição, etc.
No entanto, não dá pra nos colocarmos como vítima e reclamar apenas! Devemos ter argumentos fortes e claros o suficiente pra vender nossas ideias, e o caso acima pode ajudar bastante.
Já para quem aprova ideias e projetos, vale a reflexão: até que ponto esse tipo de comportamento está te levando a perder oportunidades de inovar e sair na frente?

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