29 de junho de 2009

Marketing Contemporâneo



Responda rapidamente: Vender é transformar seus produtos e serviços em dinheiro? Ou vender é atender a expectativa de seus clientes?
Se você optou por transformar em dinheiro sua mercadoria, você pratica o marketing tradicional. Tem que descobrir clientes para seus produtos ou serviços e quanto mais cliente você conquistar será melhor para sua empresa.
Sabemos que, no mercado contemporâneo, não se vende mais como antigamente, e é cada vez mais difícil conquistar novos clientes.
Os clientes de hoje têm muitas opções e estão cada vez mais exigentes. Marketing contemporâneo recomenda que sua oferta de mercado atenda a uma necessidade ou desejo do seu cliente. É o marketing de momento.
Marketing de momento é entender e atender o cliente
No mundo moderno só existem dois tipos de empresas: as empresas que mudam e as empresas que fecham. Acompanhar mudanças e comportamento do cliente é gerenciar o mercado, é entender e atender o mercado. É o marketing de momento.
Qual preço que você pagaria por um guarda-chuva que lhe foi oferecido em dia bonito, de sol, sem nenhuma nuvem?
Qual preço que você pagaria por este mesmo guarda-chuva, no instante que começa a chover e você está a pé, indo para uma reunião importante?
É o momento que decide a compra
Vendedores ambulantes praticam a estratégia mais recomendada nos dias de hoje - possuem mercadorias que atendem ao momento da venda: guarda-chuva em dia de chuva, água em dia de muito calor, camisa de time de futebol na data deste jogo do time de futebol e assim por diante.
A pratica gerencial também é a mais moderna, ou seja, o estoque atende somente a demanda. É praticamente on-line.
Tudo isto porque o ambulante sabe que não pode ter mercadoria que não tenha aceitação, ou que não atenda o seu cliente. Porque o ambulante sabe que não pode errar - compromete o seu faturamento e em conseqüência o seu negócio.
Pergunto: E a micro e pequena empresa pode errar?
Vendedor ambulante está sempre buscando formas alternativas em seu negócio. Explico: Como o número de assaltos a motoristas de automóveis vem crescendo cada vez mais, os motoristas dirigem seus automóveis com os vidros fechados. Qual foi a forma alternativa que os ambulantes criaram para estabelecer novamente a linha de venda para os motoristas?
Criaram berços para produtos serem colocados no retrovisor dos automóveis e assim eliminaram mais esta barreira imposta pelo mercado.
É o momento. É o momento que determina qual é a melhor solução para seu cliente, e em conseqüência para seu negócio.
As mudanças do mundo moderno são mais rápidas. Marketing contemporâneo recomenda que se gerencie estas mudanças e se faça os ajustes necessários em seu negócio de acordo com estas mudanças.
O que é bom para o cliente hoje, amanhã já não pode ser bom. É necessário entender as razões, os valores, as expectativas de seus clientes, o momento.
Por que?
Porque só existem dois tipos de empresas no mundo moderno: as empresas que mudam e as empresas que fecham.

Wlamir Bello
Consultor - Sebrae-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário