4 de maio de 2009

Olimpo - por Alceu Cruz

Depois de alguns meses de ausência absoluta no blog, de experiência vividas e muitos, muitos "Olimpos" conquistados. Volto com ousadia doce e voluntariamente inspirado para escrever sobre Marketing, Vendas, Eventos e outros assuntos relacionados.
Inicialmente gostaria de definir Olimpo: além de ser o nome de várias montanhas na Grécia, representava para os gregos o mesmo que o céu representa para os cristãos. O Olimpo não é uma forma de recompensa ou gratificação para os mortos. É um lugar onde os deuses tem o direito de viver devido ao que eles representam e são, ou por conseguirem sua imortalidade através de alguma conquista ou feito realizado em alguma dimensão inimaginável por nós humanos. Em outras palavras, o Olimpo representa um estado de espírito e mental equilibrado, que só dá para ser alcançado pela humanidade se ela superar as instabilidades que são naturais da condição humana.
Ual, que definição perigosa. Pois para alcançar tais feitos é requerido muita dedicação e vontade de vencer! Vou contar uma experiência que aconteceu comigo este ano. Depois de tantas dificuldades enfrentadas pela crise que assola o mundo desde o final de 2008, a empresa onde trabalho começou a render frutos novamente, voltando a gerar lucro e vender mais. Com as coisas mais calmas aproveitei para tirar 15 dias de férias e na segunda semana decidi subir uma montanha, algo que nunca tinha realizado antes. Completamente inexperiente porém com muita vontade, pesquisei sobre as Montanhas do Marumbi e decidi que seria lá. Quando estava em Morretes - PR procurei conversar com o pessoal do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) para saber das condições e dificuldades da subida. Tendo maiores informações procurei uma pousada próxima, pois queria estar preparado para as horas "intensas" que viveria no dia seguinte. Deixei o carro no estacionamento próximo da base e caminhei durante 50 min até a estação do Marumbi (ponto inicial com destino ao cume). Fiz meu cadastro e respondendo a tantas perguntas é que comecei a perceber que a tarefa não seria fácil. Escolhi seguir a trilha frontal (branca - pesada) e fui em frente. Tudo muito fácil a princípio, minha disposição fazia parecer uma caminhada tranquila, depois de 2 horas recebi meu primeiro prêmio e para minha surpresa encontrei com exclusividade Waldemar Niclevicz em um de seus treinamentos. Perguntei como estava o restante do trajeto, conversamos um pouco e continuei minha subida. Depois de 2:45 hr, exausto pela subida e me perguntando, - Será que vou conseguir? - Será, Será, Serásssss, comecei a fraquejar. Busquei forças, levantei a cabeça e continuei. Cheguei num paredão de uns 25m, o clima não estava ajudando, muita serração e garoa leve, ou seja, tudo estava muito molhado! Criei forças e fui. Exatamente ao meio dia de sábado, depois de 3:30 hr de subida. Alcancei o cume, Olimpo! Exausto, completamente sem forças, início de câimbras nas duas pernas ... mas uma sensação indescritível de vitória, conquista e êxito! Venci não somente uma subida íngreme, mas todas as minhas fraquezas. E agora, tenho que descer, rs. Começou a chover e a descida se tornou muito perigosa ... 2:40 hr cheguei na estação Marumbi. Cansado, molhado, sujo, com dores imensas, porém realizado! Que dia feliz, eram 15:30 hrs quando cheguei no estacionamento onde estava meu carro, minhas forças tinham retornado, estava com sorriso nas orelhas ... preciso contar a minha família, amigos ... mas somente quem faz é que sente o que é chegar no "Olimpo". A vitória não vem sem sacrifício, mas como é gostoso saboreá-la no final.


Um comentário: