25 de maio de 2009

Gestão da Vida - por Alceu Cruz

Uma das preocupações do século XXI é justamente a qualidade de vida. Em um mundo corporativo cada dia mais competitivo é difícil encontrarmos pessoas que dediquem tempo para cuidar da sua saúde, da sua família e de sua felicidade. Muito pelo contrario, a maioria das pessoas reclamam da falta de tempo e gostariam muito de ter um dia de 48 horas. Para que? Para trabalhar durante as 48 horas? Sim, é verdade. A maioria da população, e principalmente os executivos são workaholic. Trabalham mais de 10 horas por dia, levam tarefas para casa . Não tem final de semana, férias e feriados. E a família? Não tem espaço na agenda do executivo. Não existe mais tempo para se dedicar aos filhos, netos, marido e esposa. Praia, viagens, passeios, futebol, churrasco, nem pensar!!
Por que isto acontece? A cada dia que passa o excesso de trabalho e preocupações tem levado as pessoas a adoecerem precocemente. São tantas pressões dentro e fora do ambiente de trabalho que estamos vendo executivos jovens terem que se licenciar por problemas cardíacos, depressão, estresse elevadíssimo e outras doenças. Vale a pena? Evidente que não. O que deve ser feito então?
- Melhorar sua qualidade de vida, começando pela administração do tempo, a organização e planejamento são os pontos básicos. - O seu trabalho tem que ser feito durante as oito horas que você passa em seu escritório, selecione o que é prioritário, urgente e necessário. - Qualifique suas tarefas e execute-as com total dedicação, evite o re-trabalho. - Organize sua agenda conforme sua necessidade diária e cumpra o que esta agendado! - Nunca queira realizar duas ou três coisas ao mesmo tempo. - Tenha em mente que ter a atenção focada no trabalho evita erros, atrasos e desperdícios. - Não se torne refém do celular e nem do e-mail. Dedique um tempo no seu dia para atender e realizar as ligações e para verificar seu e-mail. - Evite conversas fora de hora, seja criterioso com sua alimentação e descanso. - Dedique tempo para o seu lazer e sua família, não leve trabalho para casa, nem deixe de tirar suas férias. - Por maior que sejam suas preocupações e pressões, lembre-se que você só continuará sendo produtivo se estiver de bem com a vida, e finalmente, - Cuide da sua saúde e cultive um bom relacionamento familiar, você se tornará uma pessoa mais feliz e isso se refletirá no seu trabalho.
Lembre-se que você não vai mudar o mundo só porque trabalha mais do que os outros. Relaxe, respire, cultive os bons relacionamentos, desacelere um pouco e viva muito melhor! Já disse esta frase num artigo anterior, vale a pena relembrar: Você é o dono de sua vida e de sua carreira! Então comece agora mesmo a cuidar da Gestão de sua Vida! Alimente esta idéia.

2 comentários:

  1. Bom texto, concordo com as suas dicas =)

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente, parabéns!

    ResponderExcluir