25 de junho de 2010

Twitter e o uso corporativo

Segundo estudo sobre o Twitter e o uso corporativo, realizado pelo IDig em parceria com o consultor Claudio Torres, as empresas estão tendo um resultado positivo na comunicação da sua marca com seus consumidores via Twitter.
O Twitter é a mídia social que mais cresce no mundo e tem se destacado nesses últimos tempos. Devido ao seu formato o twitter é uma rede social de contato direto com o consumidor, mensagens curtas (140 caracteres) e o usuário que escolhe quem quer seguir.
O Twitter no Brasil atinge 15% dos internautas e tem forte presença entre as a classes A e B, sendo um importante influenciador das mídias sociais.
O presença das empresa brasileiras no Twitter ainda é pequeno, mas a presença na rede social é de extrema importância para a construção da marca e de um canal de diálogo com os consumidores.
A pesquisa foi realizada com 50 marcas de relevância nacional, de oito setores econômicos, durante 35 dias.
Seguem alguns resultados apresentados pela pesquisa sobre empresas e sua participação no Twitter:
- 42% das empresas entrevistadas tem perfil no Twitter e postam em média 5 mensagens por dia;
- dentro do período analisado os consumidores lideram as conversas e produzem em cerca de 2.600 mensagens diárias sobre as marcas;
- os usuários no Twitter geralmente compartilham experiências de consumo e opiniões sobre as marcas;
- empresas dos setores automotivo e de telefonia tem maior presença no Twitter;
- empresas com maior penetração (mensagens postadas pelas marcas e consumidores) são dos setores de bebidas, telefonia e financeiro;
- as empresas mais comentadas no Twitter são Coca-Cola, Tim, Telefônica, General Motors e Natura;
- a propagação média das mensagens no twitter, dentre os setores analisados, é em média 11,2%;
- 1 em cada 600 mensagens postadas no Twitter do Brasil menciona uma das 50 marcas analizadas.
Antes de criar uma perfil corporativo no Twitter é preciso de uma estratégia de marketing digital integrada, pois de nada adianta criar um perfil e não movimentar ou encher o seguidor de mensagens indesejadas e sem finalidade. Esteja presente nas redes sociais de forma relevante e tenha seguidores qualificados!

--------------------------------------------------------------------------------
Publicado em Dados de Social Media, Dicas de Social Media, Dicas para redes sociais, Números das redes sociais, Pesquisa sobre redes sociais, Twitter
http://tudosobresocialmedia.wordpress.com/2009/11/24/twitter-e-o-uso-corporativo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário