19 de novembro de 2009

Merchandising de Natal


Se existe algo que adoro em Paris, são as vitrines e o merchandising impecável. Eu fiquei um ano inteiro me dedicando na montagem de projetos de merchandising durante meu mestrado, e aprendi muito, sobretudo que esse forte meio de comunicação, é também um excelente balizador de vendas, de persuasão, de imagem da marca e de números.
Como vitrines aqui é algo seríssimo, (fazer parte da equipe de criação e direção de arte de vitrine) é tão disputado e valorizado como ser estilista de uma grande marca. Não poderia deixar de falar sobre as minhas preferidas de Paris. As vitrines da Printemps Haussman. Depois de quase dois anos de projeto, finalmente as vitrines de Natal foram desvendas na última semana.
Não é preciso dizer, que vitrines aqui, fazem parte de mais uma “atração turística em Paris”.
Este ano, onze vitrines da Printemps (7 fixas e 4 animadas) foram realizadas inspiradas no tema "Natal Russo". O resultado, descobri na semana passada, quando fui ao espetáculo de inauguração, com direito à fogos de artifício, petit coctail para imprensa e convidados, a presença da modelos russa Natalia Vodianova, o novo catalogo-revista e belas recepcionistas todas usando trajes típico russos...
As vitrines, fachada e janelas da Printemps Haussmann foram decoradas em rosa, vermelho e preto, utilizando vários elementos do folclore russo, como cavalos bordados, bonecas típicas, apropriando-se da aparência eslava tradicional e de uma visão contemporânea combinando opulência e fantasia do Natal.Três estilistas foram convidados a contribuir para esta viagem às margens do Volga: a Maison Chanel, John Galliano e Victoire de Castellane para Dior. Os três criaram personagens exclusivos para animação das vitrines da Printemps Haussmann. E não preciso dizer que existe uma fila de baixinhos e grandinhos que voltam a sonhar olhando toda a beleza e luxo dessa animação.
Creio que é uma bela inspiração para que nossos profissionais no Brasil comecem a repensar no merchandising como fator primordial da comunicação.
O belo espetáculo de som e luz, deverá se repetir até o dia 21 de novembro, às 18h, 19h, 20h e 21h.

por Stella Pelissari

Nenhum comentário:

Postar um comentário