24 de julho de 2009

Pepsi sofre com os erros de Marketing

É notório afirmar que o comportamento do consumidor pode influenciar positivamente ou negativamente no sucesso e no faturamento de uma empresa. Estava lendo esta manhã via internet o "Valor Online" quando me deparei com esta reportagem;
A PepsiCo "pisou na bola" no marketing do isotônico Gatorade e os resultados do segundo trimestre sofreram com isso. As vendas fracas do produto colaboraram para a queda de 6% no faturamento da empresa na América do Norte, enquanto a rival Coca-Cola perdeu só 1%. Gatorade é a segunda bebida mais vendida da PepsiCo, atrás da Pepsi-Cola. Em janeiro, a empresa substituiu o nome Gatorade no rótulo por um grande "G" e encolheu o típico símbolo do raio. Comerciais de TV perguntaram aos consumidores: "O que é G?" A ideia era fazer com que a marca ficasse "descolada" novamente. Mas as mudanças confundiram os consumidores e a bebida perdeu uma fatia de 4,5% no mercado de isotônicos. O volume de vendas caiu 17,5% nos primeiros seis meses do ano. Foi o segundo tropeço de marketing da empresa em seis meses. Em fevereiro, a Pepsi desistiu da nova embalagem para o suco Tropicana, depois que consumidores se queixaram da caixa de aparência genérica que substituiu outra com uma laranja.
Típicamente um erro de Marketing, faltou pesquisa, faltou conhecer o comportamento do consumidor, erro estratégico, e muitos outros erros básicos que, para uma multinacional é imperdoável. Reposicionamento de marca requer muito estudo e por isso prezados leitores, afirmo que a grande sacada para evitar estes erros é saber exatamente como será o comportamento do seu consumidor se você (sua empresa) decidir mudar. Crie uma cultura voltada para a excelência em sua empresa ou no seu setor. Uma vez que temos que fazer, nada melhor do que fazer bem-feito.

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