4 de março de 2008

Marketing Experience - por Alceu Cruz

Existe uma procura imensa por experiências de vida que sejam mais radicais, mais emocionantes, mais limite. Afinal, a sensação de sentir-se vivo é a que dá o sentido para tudo o mais. Todos querem sair do comum, querem se emocionar.
O Marketing Experience ou Marketing de Experiências, é o segmento do marketing que acompanha esse movimento de valorização do real e é perito em promover aventuras da realidade. Eventos e ações diferenciados, que falam muito mais ao coração da pessoa, têm se mostrado uma ferramenta eficaz de relacionamento e até de geração de negócios para o mercado corporativo. Assim, o Experience Marketing visa a surpresa. E, para surpreender, busca alcançar primeiramente os sentidos, via conexão emocional.
Os executivos não serão convidados para mais um happy hour de negócios, irão participar de aventuras gastronômicas ao lado de um chef de cuisine. E não só: serão convidados a preparar seu próprio prato, numa verdadeira clínica gastronômica na qual será possível estar presentes também as suas esposas ou maridos. Velejarão ao lado de profissionais, viajarão para lugares diferenciados e com programação personalizada. Os executivos não assistirão simplesmente a eventos, participarão deles como protagonista. Marketing de Experiências implicará no envolvimento dos executivos ou consumidores em experiências que serão construídas e se compartilharão. Em uma única palavra: participação.
O real é um manancial infinito de aventuras extraordinárias. O Marketing Experience tem a função específica de descobrir oportunidades e criar situações diferenciadas para marcar uma vida. Grandes empresas e marcas nascem de um compromisso com o desenvolvimento profissional e até mesmo afetivo de seu público. Nascem do estabelecimento de uma relação que se quer sempre nova, dinâmica, atualizada a todo instante. O consumidor também quer ser surpreendido, seduzido. Apostar em aventuras da realidade é viver experiências conjuntas que aprofundam vínculos e atualizam conteúdos de vida.
O sentido de exclusividade é um dos princípios básicos das ações do Marketing de Experiências. E quando falo em exclusividade, não me refiro àquela das dezenas de correspondências que chegam até nós e nos dizem que as ofertas e brindes que recebemos são exclusivos, que somos especiais, quando sabemos que outros milhares de pessoas receberam as mesmas ofertas e brindes. Falo de exclusividade mesmo, de experiências inéditas, realizadas sob medida, diferenciadas. Quer que seu consumidor se sinta realmente especial, tratado com exclusividade? Prepare uma aventura da realidade com o patrocínio da sua empresa ou marca. Ela se tornará inesquecível.
É fácil perceber que o consumidor ou cliente não se contenta mais em ser supostamente reconhecido, princípio básico dos programas de relacionamento, e receber, ao final, por sua fidelidade, um cupom que vale uma pizza média num restaurante. O prêmio por contribuir às vezes com milhares de reais por mês se resume a isso? Com a concorrência cada vez mais acirrada, devido à oferta abundante – marcas também se globalizaram, competindo em todos os mercados, fidelidade é um bem extraordinário e muito valioso. Presentear o seu público fiel com experiências diferenciadas, lúdicas, em ambientes que favoreçam a descontração, pode ser o seu grande diferencial.
Proporcionar aventuras da realidade é garantir espaço definitivo no coração do seu público. O comum ou previsível não encanta mais ninguém.

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