Chinês anônimo encarna o "homeless chic", a tendência de roupas detonadas e looks largados apareceu em 1980 e hoje ferve nas passarelas. Agora surge um personagem curioso e bem real para entrar no debate sócio-político financiado pelo mundinho fashion.
Os desfiles anunciam que o look mendigo está na moda. Produções puídas viraram inspiração para editoriais e campanhas badaladas. Virou tendência ser low (e high ao mesmo tempo, claro) e depois do neogrunge dos anos 2000 (re)nasceu o homeless chic, que desde a última temporada dá as caras entre as fashion weeks. É a moda com ar junkie de butique, com sobreposições de texturas e um quê vintage, que agora encontra um personagem bem real para encarnar o perfil desalinhado. Um morador de rua da China virou alvo da blogosfera e rendeu comentários do lado de cá do globo por suas curiosas combinações, que poderiam ter saído da última coleção masculina de Vivienne Westwood.
Ele mora na cidade de Ningbo, virou sensação entre os blogueiros chineses que o elegeram “ícone fashion” e saltou para o mundo estampando uma página do jornal britânico The Independent. Reafirmando seu curioso posto, o homem aparece registrado em looks femininos e já tem uma comunidade de fãs no Facebook.
O mundo fashion representa, interpreta culturas e identidades, expressando tudo no vestir. As imagens da moda são absolutamente abertas a qualquer leitura, e essa tendência requentada levanta um controverso debate sócio-político-estético. Aqui a moda romantiza a realidade? É insensível reconhecendo beleza no sofrimento alheio? As pessoas são negligentes sobre a questão? Ou o luxo pobre não passa de cenas fetiche abertas a discursos furados?
Na aula de ontem sobre "E-Branding", conversamos sobre as tendências do momento e os diferenciais que fazem com que a marca seja um dos diferenciais para o consumidor final. Concordamos que a marca é a cultura e as experiências que residem na mente de cada consumidor a respeito de um produto ou de um serviço de uma empresa.
Devemos começar a parar de pensar somente em companhas e pensar mais em relacionamento, pois as forças de uma marca está no que os clientes aprenderam, sentiram, viram e ouviram sobre ela. "O que determina o sucesso de uma marca é a forma como ela se relaciona com seu público-alvo."
A internet hoje é uma baita ferramenta para construção e gestão de marcas. Estratégia, Relacionamento e Fidelização são as palavras do momento, a tendência a ser seguida!
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