Todos os dias busco informações nos mais diversos canais de comunicação sobre marketing, novos produtos, mudanças no comportamento do consumidor, tecnologia, entre outros assuntos. São nestes momentos que percebo a grande batalha que o marketing está travando em querer ocupar um espaço no cérebro dos consumidores e que seja de preferência a primeira opção.
A pergunta é: Como fazer isso?
Caros leitores, somos bombardeados de informações todos os dias e precisamos estar sempre filtrando a comunicação que nos interessa. A concorrência é cada vez maior, portanto começa a ser entendido que neste contexto caótico, a marca precisa ter um diferencial.
A visibilidade de sua marca é fundamental para que o consumidor lembre-se de seu produto/serviço. É claro que precisamos compreender diversos fatores, um deles é onde sua marca quer chegar? De nada adianta comunicar sua marca de forma extraordinária sem que todos os departamentos estejam trabalhando com o mesmo empenho. É preciso haver uniformidade neste processo!
O problema é que o mercado está saturado com milhares de empresas sedentas pela liderança de mercado. Até aí, tudo bem. Só que existem detalhes importantes que deixam tudo mais complicado, são todas mais ou menos iguais. Vendem-se da mesma forma, comunicam da mesma maneira seus produtos, tornaram-se commodities do marketing e comunicação.
Notoriamente entendemos que precisamos conhecer nosso consumidor (melhor!) e definitivamente lembrar que "ele" precisa ser encantado. Pensando desta maneira, entendemos que a visibilidade da marca precisa ser mais atraente, criativa e persuasiva.
A construção da visibilidade de sua marca requer que os valores fundamentais de sua empresa sejam comunicados. As empresas precisam "parar de ser tão normal, pois ser normal é ser mediano. E a medianidade só levará as empresas a comunicar na média". (Arthur Bender)
O mercado está repleto de opções todos os dias, como milhares de marcas brigando ferozmente pela nossa atenção. O sucesso da nossa marca depende da confiança (pensar grande/criatividade), o conhecimento (segmento/mercado) e da forma como comunicação nossa marca (visibilidade).
by Alceu Cruz
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