3 de agosto de 2010

Boa propaganda vende mais caro

Gosto muito dos textos do Fernand Alphen! Este nos mostra claramente como funciona o comportamento do consumidor ao ser comunicado sobre determinado produto/serviço. Agregar valor ao produto e a comunicação vale muito, muito mais ... vamos ao texto;

Flagrante 1:

- Maria, a partir de hoje, eu gostaria que você comprasse o produto X, por favor.
- X?!
- É. Eu estou trabalhando para essa marca, entende?
- Han-han.
- Por quê? Você não gosta?
- É que não é tão bom quanto o Y.
- Não?
- É economia é?
- Não, não, X não é mais barato.
- Han-han…mas se o Senhor está querendo fazer economia…não fale depois que não avisei, visse?

Flagrante 2:

- Quanto custa a foto para esse anúncio?
- Custa R$ X.
- R$ X? Tudo isso?
- Han-han.
- Mas é uma fortuna!
- Han-han
- Preciso vender muito para pagar esses luxos, nossa!
- Han-han…se o Senhor fizesse mais “luxo”, “precisaria” vender menos, mas venderia mais.

Em bom marquetinês, essas anedotas poderiam resumir a máxima “posicionamentos de marca e boa propaganda constroem valor”.

Propaganda vende. Todas as propagandas vendem. Até as ruins.
A boa propaganda que constrói posicionamentos de marca duradouros, vende mais caro.

E se vende mais caro, tem que custar mais caro. Simples assim.


por Fernand Alphen - www.alphen.com

... ou seja, se o produto pode custar mais caro por ser "bem" comunicado, significa que conseguimos encantar o consumidor. A pergunta é: Como? 
Criar valor para marca e produto é fundamental para que haja fidelização.
PARA REFLEXÃO: Como encantar o consumidor? Como Criar valor para Marca?

Vários livros de Marketing e de Comunicação nos revelam "como se fosse uma receita de bolo" a seguir passos para criação de valor para marca ou produto, nos informam quais ferramentas de marketing utilizar, descrevem sobre o crescimento de mercado e nos lembram de como somos bombardeados pela comunicação de produtos e marcas todos os dias. Saber sobre tudo isso resolve a questão? Acredito que conhecer as ferramentas e estar atualizado é básico para conseguir conquistar seus objetivos. Porém, criar valor para sua marca e para seu produto requer experiência (no sentido amplo da palavra), "feeling", conhecer "de perto" seu consumidor e "participar" da construção de imagem da marca. Sentir ... !

... podemos debater por muito tempo sobre estes assuntos, trocar idéias e criar soluções. O segredo está no consumidor. Encontre, converse e conheça. 

by Alceu Cruz

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