Foi postado por Carlos Henrique Vilela no site da CHMKT os 10 passos para desenvolver uma estratégia de Marketing by Merry Baskin. Texto muito bacana para identificarmos como obter mais informações e saber quais ferramentas utilizar para viabilização de uma "estratégia de Marketing" de sucesso!
1. Identifique o objetivo do negócio do cliente – se não for parte do brief original do cliente, dê um jeito de descobrir. Ele é geralmente escrito pelo conselho ou pelo diretor financeiro e geralmente tem alguns objetivos financeiros anexados – por exemplo, em 2005, a rede britânica de supermercados Sainsbury's desejava um aumento de 2.5 bilhões de libras no faturamento para os próximos 3 anos.
2. Os objetivos e as estratégias de marketing são derivados do objetivo e estratégia do negócio. Neste caso, o óbvio seria tentar conquistar marketshare convencendo os consumidores dos outros supermercados a mudarem para a Sainsbury's, ao incentivar a experimentação através de diversas ofertas. O desafio será converter experimentação em fidelidade nas próximas visitas.
3. Defina os objetivos da comunicação – o papel da comunicação é, certamente, persuadir os não usuários a pensar de forma diferente em relação a marca Sainsbury's para mudar seu comportamento como resultado dessas atitudes. Para, então, vir à Sainsbury's para sua compra principal.
4. Identifique os obstáculos que podem atrapalhar o alcance desse objetivo. Use pesquisa para definir o que os compradores do concorrente (Tesco) pensam da marca Sainsbury's e o porquê de não irem lá.
5. Alimente seu cérebro. Como a recessão impactou as atitudes e comportamentos das pessoas em relação às compras em supermercado? Desenvolva e encontre seus insights sobre os compradores.
6. Descubra o que você possui no seu arsenal para superar os obstáculos. No caso de um supermercado, existem diversos tipos de histórias que podem ser contadas: preço, promoções, cartão de fidelidade, localização, variedade, serviço, entre outros.
7 - Desenvolva várias soluções hipotéticas e pesquise por elas. Por exemplo, conduza entrevistas com uma variedade de freqüentadores de supermercados – os existentes e dos concorrentes, usuários heavy e light, fiéis e promíscuos, novos e velhos, famílias e solteiros.
8. Refine sua estratégia criativa e como ela deve funcionar com os seus achados.
9. Escreva o brief criativo – com carinho e clareza. Faça cada palavra valer a pena. Lembre-se que menos pode ser mais, e quanto mais você refina e corta, mais focado e eficaz ele deve ficar. Tenha certeza de que tem uma promessa sintética e única.
10. Pense maneiras inteligentes de entregar a mensagem (escolha de canais).
Esses passos citados pela Merry Baskin são lógicos, lineares e convencionais. Na verdade, o que fez o estrategista da agência que resolveu o problema de 2.5 bilhões de libras da Sainsbury, diz ela, foi muito mais criativo, analítico e inteligente. Mas, partir dos passos acima, pode ser um ótimo começo.
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