5 de novembro de 2010

A inteligência empresarial como forma de desenvolver a visibilidade da organização e do indivíduo


A inovação pode ser praticada por qualquer um, não só por gênios criativos. Pode ser praticada por qualquer pessoa que se disponha a aprender os princípios e ferramentas disponibilizadas (Nobrega e Lima, 2010). Um dos fenômenos que tem chamado a atenção dos cientistas de diversas áreas e do público em geral é a Internet e seus impactos econômicos, sociais e culturais (Castells, 1999a e 1999b; Lévy, 1999; Wolton, 2003). O desenvolvimento de projetos individuais e coletivos nas sociedades contemporâneas encontra na Internet a possibilidade de uma extensão dos limites físicos do cotidiano, gerando canais de comunicação, comunidades e redes de afinidades. Para Manuel Castells , o êxito das comunidades virtuais está relacionado, em geral, ao fato delas estarem voltadas para a execução de tarefas ou perseguir interesses comuns (Castells, 2003).
São múltiplas as formas encontradas na Internet que possibilitam a comunicação interpessoal, o trabalho colaborativo e o acesso às informações. Do e-mail aos sites, passando pelos chats e pelos blogs, a Internet é um amplo arsenal de possibilidades. Tomemos como exemplo os weblogs ou blogs, que representam uma forma de comunicação em crescimento na Internet. A sua riqueza vem, sobretudo, do dinamismo, da interatividade e da independência do indivíduo relativamente às mídias tradicionais. Um texto publicado em um blog é um produto trabalhado, mas não detém a palavra final nem é normativo. O espaço para comentários, típico da maioria dos blogs, transforma-se em fórum de discussão, de que participa qualquer interessado. Constrói-se, assim, no espaço virtual, um tipo de comunidade de indivíduos com interesses comuns. O crescimento exponencial da blogosfera tem resultado, no entanto, numa certa fragmentação da informação, o que muito dificulta a divulgação de corpos de conhecimento especializados, como, por exemplo, a ciência. O mesmo vale para a discussão do campo político, pensado a partir de um conjunto de valores e princípios reconhecidos pelos interlocutores, que construiriam uma discussão esclarecida dos diversos pontos de vista em jogo __ algo muito próximo do ideal de “esfera pública” de Habermas (Habermas, 1984). Como em muitas outras áreas da vida em nossa sociedade, existe um sentimento generalizado de excesso de informações, que não são integradas de forma contextualizada, gerando muitas vezes confusão e/ou desinformação no público leigo sobre determinado tópico. Isto pode ser o reflexo de uma dificuldade inerente em comunicar e integrar de forma sintética corpos de conhecimento cada vez mais vastos e abarcando maior complexidade. Os blogs são apenas o exemplo mais recente dessa característica da Internet. Como enfrentar seus desafios? Em que medida essas novas tendências afetam o “tecido” social? Como a tecnologia é incorporada na sociabilidade cotidiana, e que tipo de laços sociais ela produz? De que maneira as pessoas se submetem ou re-inventam os usos da tecnologia? Obviamente, só a partir de uma série de pesquisas empíricas poderíamos ter elementos mais sólidos para refletir acerca disso. Este trabalho busca refletir sobre o campo aberto por estas questões, apresentando algumas reflexões e sugerindo uma “pré-agenda de trabalho” para pensar possíveis estratégias para pesquisas empíricas para que se desenvolva a visibilidade da organização e também pessoal.
Continua ...

Por Alceu Cruz (Pré-Projeto Mestrado - UFPR)

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