Maior autoridade mundial em estratégia competitiva e autor de 18 livros, Michael Porter, direto de Nova York, mostrou sua visão de estratégia para um mercado globalizado, durante o Fórum de Marketing e Negócios do Paraná, realizado pela Escola de Negócios da Universidade Positivo. Professor da Escola de Negócios de Harvard, Porter focou na importância da estratégia nos negócios. “Os gestores costumam se concentrar nas tendências, mas eles precisam entender que a estratégia é baseada em princípios atemporais e varia de acordo com o cliente que se deseja atingir”, aponta.
O palestrante destacou que estratégia é diferente de meta, pois ela representa o posicionamento e a vantagem, e não o resultado final. “A maior meta de todo negócio deve ser o lucro e o retorno sobre o capital investido. O desempenho econômico é o que importa e os gestores precisam se concentrar nisso. Bons líderes têm que ter uma posição única e vantagem para alcançar uma lucratividade superior”, afirma Porter.
Michael explicou que existem dois níveis de estratégia, citando como exemplo, o Grupo Positivo. O nível essencial ou central, que representa uma estratégia em cada negócio separadamente. E outra a nível amplo corporativo, que engloba todos os negócios em conjunto. Ambas são importantes e devem ser pensadas pelos gestores.
Para Porter, toda empresa é uma cadeia e perpassa várias escolhas, e é fundamental que essas escolhas estejam ligadas. “Cada indústria tem sua cadeia de valor que é diferente do concorrente. O sucesso da estratégia depende de eficiência operacional e boa execução”. Michael apontou também que uma empresa não pode ser a melhor para todos. A estratégia é pensar em como ser diferente e única. “Não há sucesso sem continuidade de estratégia. É preciso entender quais são as necessidades do cliente e decidir quais delas a empresa irá satisfazer”. Segundo o palestrante, é fundamental ter um líder preparado para liderar, pois o sucesso do negócio depende disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário