Acho que a primeira coisa importante é aceitar o fato que ideias vão morrer. Aos montes. Quase todas.
Isso não tem a ver necessariamente com competência ou esperteza, simplesmente é a dinâmica dessa indústria. Temos muitas ideias e viabilizamos só algumas. Por isso, a primeira coisa importante é ter muitas ideias. Não deu certo? Tem outra. Não rolou nesse cliente? Vamos inventar um treco para outro. Vingou uma? Comemore pensando na próxima.
Outra coisa importante é encontrar aliados para a sua ideia. Pode ser o seu chefe ou um redator-moleque-empolgado; pode ser o diretor de criação de internet ou até mesmo o cliente. Pense assim: quem ia gostar de colocar essa ideia em prática? Se tem alguém, convença essa pessoa primeiro. Depois, juntos, levem para quem mais for necessário. É muito mais fácil quando você tem aliados.
Daniel De Tomazzo é Diretor Geral de Planejamento da Lew'Lara\TBWA e Vice-Presidente do Grupo de Planejamento.
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