4 de maio de 2010

RYANAIR



Em 1985, 3 empresários irlandeses – CHRISTY RYAN, TONY RYAN e LIAM LONERGAM decidiram empreender. Do sobrenome de CHRISTY e TONY a denominação da empresa, RYANAIR. No território da aviação, mais especificamente da aviação econômica, tendo como referência a SOUTHWEST AIRLINES. A primeira rota data de 1986, ligando a IRLANDA ao REINO UNIDO. Até 1991 muito crescimento e nenhum lucro. Em 1991 decidem contratar o excêntrico MICHAEL O´LEARY. Hoje a RYANAIR é uma referência mundial em agressividade e inovação. E, também, na arte de ganhar dinheiro.
Recentemente O’LEARY concedeu entrevista ao WALL STREET JOURNAL onde comenta sobre seus planos para a companhia. E deixa de orelha em pé todos os seus concorrentes.
- PAGAR PARA DESPACHAR AS MALAS – “De forma alguma o que nos move é aumentar receitas. Tudo o que pretendemos é estimularmos as pessoas a reconsiderarem seus hábitos de viagem. De preferência, que viagem única e exclusivamente com a bagagem de mão. Quando chegarmos a esse ponto, todos os nossos passageiros farão o check-in pela internet e não precisaremos mais dos caros e ultrapassados balcões de embarque. Com isso reduzimos ainda mais nossos custos, e imediatamente transferimos esse ganho na redução do preço de nossas tarifas...”.
- PAGAR PARA USAR O BANHEIRO DE BORDO – “De novo, o que nos move não é aumentar nossas receitas. Estamos estimulando as pessoas a utilizarem os banheiros dos aeroportos que, por sinal, são bem melhores do que o dos aviões. Quando isso acontecer, ao invés de 3 banheiros posso reduzir para 2, aumentar mais 6 assentos nos aviões, e, de novo, redução de custo e passagens mais baratas...”.
- VIAJAR EM PÉ – “Consideramos neste momento a possibilidade de retirarmos as dez últimas filas de poltronas de nossos aviões, e substituí-las por corrimões. Trocando 60 passageiros sentados por mais de 100 em pé... de novo, redução nas tarifas...”.
- NOSSO NEGÓCIO – “Garantimos a nossos clientes as tarifas mais baixas de toda a Europa. E, mais: o menor número de atrasos, cancelamentos e perdas de bagagem. Estou absolutamente convencido que é isso que as pessoas compram e querem: transporte aéreo seguro e acessível, de uma cidade para outra. Muito distante de uma experiência sexual transformadora que todas as demais empresas aéreas tentam vender para as pessoas”.
Depois de um difícil 2008 a RYANAIR retoma sua trajetória de grandes lucros no exercício de 2009/2010: um número entre 200 e 300 milhões de Euros.

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