Acabei de ler um post interessantíssimo no Duct Tape Marketing que fala de um método usado pelo autor, o John Jantsch, para ter ideias. Gostei por ser algo que também costumo fazer e que ajuda a responder a uma pergunta que sempre me fazem: de onde tiro tanto assunto. Além disso, trata-se de um post que tem a ver com inovação – assunto que será cada vez mais freqüente por aqui. O Jantsch alerta que o tal método não tem base em pesquisa científica pra sustentar a teoria, mas, pra ele (e pra mim) funciona.
Ele conta que quando está em busca de inspiração pra escrever um post, um artigo, um livro ou pra tentar conectar os pontos pra chegar a um todo, ele sempre cai no processo que chama de ‘leitura monocromática’. É simples, só que extremamente poderoso.
Sempre que precisa de ideias, ele lê. A diferença é que essa leitura é de assuntos totalmente não relacionados ao tema principal. As melhores ideias, segundo ele, vem de textos que nada tem a ver com a sua intenção inicial. Por exemplo, se você deseja escrever sobre estratégia, a sua grande ideia pode vir de um artigo sobre como as abelhas constroem colméias (pra ele, leituras sobre a natureza são as melhores). O assunto, no entanto, não importa. Dá pra ler qualquer coisa, segundo ele, desde que você tenha absorvido bem qual é o foco desejado. Logo, as ideias começam a surgir para servir a esse tema.
As ideias originais que surgem desse processo, conta Jantsch, são fantásticas. Portanto, vale para quem trabalha com planejamento, criação, etc. Sabe aqueles momentos em que o cérebro parece travar – as ideias acabam e nada vem à mente? O método ajuda muito nessa hora.
O mais interessante é que nos negócios, as melhores ideias também vem de fora do setor. Olhar para outros mercados pode ser fonte de inovações bem interessantes.
É uma ótima ferramenta. Vale a pena experimentar.
E você? Tem algum método que utiliza para ter boas ideias? Deixe seu comentário.
por CHMKT
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