Um rótulo de cerveja está causando controvérsia no Reino Unido. Sucesso no verão londrino este ano, a cerveja Tokyo - com conteúdo alcoólico de 18,2% - causou furor e despertou críticas do próprio setor por seu marketing considerado agressivo e "irresponsável", segundo revelou o jornal "Independent". A cerveja estampa em seu rótulo a seguinte mensagem: "Tudo com moderação, inclusive a própria moderação. O que logicamente significa que se deve, de tempos em tempos, exagerar. Esta cerveja é para esses momentos." O teor alcóolico da cerveja é um dos mais altos da Inglaterra. No Brasil, a Brahma, por exemplo, tem 4,7% de conteúdo alcóolico.
De acordo com o jornal britânico, o Portman Group, entidade formada por fabricantes de cerveja do Reino Unido para estimular o consumo socialmente responsável da bebida, determinou nesta quinta-feira que a rede varejista do país proíba a venda da Tokyo, até que sua fabricante, a cervejaria BrewDog, mude o rótulo da garrafa.
A polêmica traz à tona um debate antigo, muitas vezes marcado por um moralismo exagerado e populista, sobre o consumo de produtos considerados nocivos ou perigosos à saúde. Mas, do ponto de vista do marketing, se a iniciativa deu certo em termos de vendas, traz igualmente riscos quanto a percepção da marca pelos consumidores.
Luiz Antonio Macedo, consultor de marketing e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), lembra que todo produto deve ter um posicionamento claro no mercado, que o diferencie da concorrência. Porém, ele concorda com a entidade britânica que, neste caso, houve "um tom, no mínimo inapropriado para os dias de hoje":
- Não se deve nunca, sobretudo numa sociedade já bastante estressada, incitar qualquer tipo de comportamento que convide a enlouquecer - diz Macedo. - É uma temeridade para a marca se posicionar de um jeito que fica evidente que está estimulando a pessoa a se afastar da moderação. Não recomendaria esse posicionamento a qualquer cliente.
por Paulo Thiago de Mello Fonte: O Globo Online
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