19 de março de 2008

Qualidade, é sempre definida pelo Cliente! - por Alceu Cruz

Outro assunto polêmico! O que as empresas hoje, no mundo da competição dos mercados, não devem desconsiderar é que todos sairão perdendo quando a qualidade dos serviços for baixa: os clientes, os funcionários, os fornecedores, os gerentes, todos. Implantar a excelência em serviços é mais lucrativo, mais inteligente e melhora as perspectivas de futuro da empresa.
Oferecer um bom serviço não é suficiente para garantir uma diferenciação dos concorrentes, para construir relacionamentos consistentes com os clientes, para competir em preço, para motivar os funcionários a se aprimorarem tanto em seu trabalho como em suas próprias vidas e para fornecer um bom resultado financeiro.
Para a empresa estabelecer um alto padrão de serviço, não precisa gastar rios de dinheiro. Significa buscar a excelência sempre, significa ter uma missão, um grande objetivo. A melhoria nos serviços é possível também quando a liderança inspira realizações.
Todo o processo de melhoria será bem sucedida apenas se houver um comprometimento coletivo para a obtenção dos resultados. Novamente enfatizando; TODO MUNDO SAI PERDENDO QUANDO A QUALIDADE É BAIXA! E qual a estratégia para se obter a qualidade?
Ouvir os clientes é uma grande estratégia. E essa estratégia deve ser a "razão de ser" de uma empresa; porque a qualidade em serviços sustenta a criação de valor para os clientes. Atualmente, a concorrência baseia-se no valor e valor não significa preço, mas sim os benefícios recebidos pelo investimento assumido. A incompetência, inconveniência, falta de cuidado, inflexibilidade, falta de interesse? esses são preços que a maioria dos clientes se recusam a pagar.
Uma das verdades absolutas do marketing deveria ser: A qualidade é definida pelo cliente.
Sempre chegamos a mesma conclusão quando converso com meus colegas da MBA em Marketing e este artigo propõe a mesma conclusão que "a opinião dos clientes seja ouvida antes de se alocar recursos para a melhoria dos serviços, antes de qualquer ação, porque investir na melhoria de serviços sem uma estratégia focada na satisfação máxima do cliente é um desperdício e uma redução na credibilidade da causa pela qualidade."
Portanto, não existirá a satisfação máxima do cliente se as suas necessidades e expectativas não forem levadas em conta. Parece tão simples, não é verdade? Ouça seu cliente, busque a excelência e faça tudo que for possível pela causa e sua empresa sobreviverá feliz para sempre!
Duvida???
Experimente!

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