26 de janeiro de 2011

Como lidar com um cliente exigente

Um cliente exigente é dificil de lidar na maioria das vezes, muitas destas vezes ficamos sem saber como sair das peripercias que nos são impostas.

Imponha-Se

Sempre que conseguimos um cliente precisamos ter postura e nos impor, mostrar-mos que somos o profissional que ele procurava para resolver os problemas dele e garanti-lo retorno, assim como se vai a um médico para te indicar remédios a sanar seus problemas de saúde, quem contrata, ouve, quem é contratado executa soluções, é assim que tem que ser, portanto, desde o ínicio, tenha voz, palavra, peito e não titubie, o cliente precisa de você.

Ouça

Sempre que o seu cliente desordenar a falar, ouça-o com bastante atenção, pois será nas palavras dele e na forma dele se comunicar que você virá a entender a maneira que ele pensa do trabalho e como espera o resultado final, o cliente com um linguajar entrosado a campanha, entende o que quer e sabe como deve ser o resultado final, um cliente mais sério que tem pouco conhecimento já não sabe muito como são as coisas.

Informe-O

Seu cliente muita das vezes pode estar querendo agradar um determinado público que ele mesmo não conhece, no exemplo, como jovens, seu cliente pode estar por fora da moda, gírias, etc, pode não saber como são o comportamento dos jovens ou pode ter informações destorcidas do que ele acha real, por isso você precisa manter-se informado e informar o seu cliente com o máximo de conhecimento que tiver do assunto, acima de tudo um profissional de criação precisa estar atualizado, caso desconheça o público alvo, procure saber, estude também, pode ser necessário.

Convença

Para acabar com um cliente exigente, fazer ele aceitar todas as suas ideias e palpites é necessário convence-lo que você é realmente o profissional que ele estava procurando, que você é a solução dos problemas dele, você é o cara que entende do assunto, é você quem irá fazer a campanha dele dar certo, portanto é necessário utilizar dos pontos acima para mostra-lo o quanto você é habil para o projeto que ele precisa fazer. Um profissional de criação experiente fala com o cliente olhando nos olhos, não tremida, não gagueja, não fica tenso e nem fala com super vocabulário ou de forma muito formal, o profissional de criação que saca, apenas mostra conhecimento e mostra ao cliente por que é profissional de criação, por que tem aquela cartela de clientes e por que tem um portfólio muito bom, simplesmente por que sabe o que está fazendo, convence o cliente e leva sempre os melhores projetos.

Ofereça Referências

Sempre que o seu cliente opinar por algo meio feio ou sem graça, algo que lhe desistimule, procure referências de trabalhos que não ficaram legais com aquela determinada ideia ou trabalhos que não ficaram bacanas da forma que podiam ser, mostre a seu cliente que sua ideia é bacana para finalizar a campanha e fazer dela um sucesso, o importante não é buscar referências na hora que seu cliente vier com as pedras na mão para te atacar, mas sim buscar antes, já sabendo que o seu cliente pode implicar com a sua ideia fora do comum.

Cobre O Necessário

Para fim, um cliente exigente, tem que pagar por sua exigência, acima de tudo ele quer perfeição, não visualmente, mas da forma que ele imagina, então cobre-o suficientemente bem, para que você não se sinta esgotado, cansado, tenso e pense em desistir do cliente “mala”, cobre o dobro se for necessário, mas não se arrependa, mesmo que ele chore, não tenha pena, valorize seu trabalho, muitos dos clientes exigentes, desconfiam de “profissionais baratos”.

por @acervocriativo