6 de dezembro de 2007

Marketing é o Máximo !!! - por Alceu Cruz

Estamos vivendo em um mundo de conceitos e modelos de Marketing: em apenas alguns minutos rabisquei em um papel mais de 20... isto é sensacional!!! mostra a capilaridade do Marketing Moderno ... é uma verdadeira rede. Vamos falar de alguns exemplos: me recordo das aulas de MKT (daqui para frente vou abreviar) de produto, me lembro dos cases de MKT da Marca e vejo agora na TV o MKT Sensorial ... é ... não dá para ficar longe dos sentidos do ser humano ... a cada dia falamos mais no que percebemos ... hoje temos o MKT das Percepções; percepção me faz pensar no individual: é isso!!! MKT one to one.
Temos que gerar e agregar valor seja no MKT Político, no MKT Cultural, no MKT de Varejo ... olho para a estante: o quê está lá?? O MKT de Guerra (não vamos confundir as estratégias de guerra com as estratégias de mídia que invadem as nossas cabeças e geram a famosa opinião pública).
Na minha empresa e nos seus clientes vivemos com o MKT Institucional, o MKT Promocional, o MKT de Vendas, o ENDOMARKETING, o MKT Direto que utiliza o Database MKT, que por sua vez gera o TELEMKT; penso muito em geração de renda e trabalho, em ética e responsabilidade com a comunidade: hoje temos profissionais de altíssima competência no MKT Social em Empresas tradicionais, ONG’s ou Oscip’s; felizmente, atualmente as pessoas estão falando mais e praticando mais o MKT do Terceiro Setor.
Ahh!! não podemos esquecer o Mercado Externo: temos que participar desta globalização e gerar mais superávit primário: que tal uma pitada de MKT Internacional, de MKT de Relacionamento (vamos lá: use seu Networking!!!).
Converso muito com meus colegas da MBA, parceiros e colaboradores sobre a Visão de Futuro; temos que tê-la em conjunto com Ação empreendedora: as coisas realmente acontecem com o MKT de Atitude.
Bom, acredito que está na hora de terminar este artigo: tenho que salvar este arquivo... mas não posso esquecer do MKT Eletrônico (B2B ou B2C?? Você decide!!).
Neste BLOG você encontrará meus dados; faz parte do MKT Pessoal ... realmente o Marketing é o Máximo !!!!

5 de dezembro de 2007

Marketing - por Alceu Cruz

Sabemos que hoje, para qualquer organização, o lucro está na satisfação do consumidor. Os que ainda pensam ou acreditam que o ferramental e as técnicas de marketing podem ser utilizados para “empurrar produtos e serviços ao mercado” estão com seus dias contados. A boa pratica do marketing recomenda que seu planejamento deve contemplar e promover a melhoria contínua dos processos, atentando para a função social de atendimento aos desejos, de bem-estar e de necessidade das pessoas.
O marketing justaposto nas organizações não apenas será um estimulador ou direcionador de demanda. Estimular e direcionar a demanda pode até ser fácil e muitos até poderão conseguir.
Executivos, Empresários e Gestores conscientes, sabem que para suas organizações já não é tão fácil atender necessidades com o padrão de eficiência exigido pelo mercado, que a concorrência está se tornando cada vez mais aferrada, que a tecnologia impacta substancialmente no encarecimento de muitos serviços, que é preciso informar ao consumidor onde se está, quais são e como são seus produtos e/ou serviços, com que níveis de qualidade etc. Estes profissionais entendem que se não agirem de forma criativa, preventiva, corretiva, adaptativa e competitiva, a conseqüência virá através de sérias dificuldades financeiras que poderão levar as organizações que dirigem à extinção.
Sabemos também que no planejamento, para servir-se de estratégias e de ações pertinentes de marketing, as organizações que buscam respostas comportamentais de curto, médio e longo prazo de um determinado mercado, devem analisar e considerar a interpretação das pessoas, pois é a partir daí que todo o processo de concepção de imagem a respeito de seus serviços é constituído e definido, ter informações profundas e verdadeiras de si própria, do seu macro e do restante do seu micro-ambiente.
Para toda organização, o processo de planejamento de marketing deve desempenhar o apropriado papel de integrador, tanto internamente ao compendiar os recursos tecnológicos e as necessidades do mercado, quanto externamente trazendo o consumidor para dentro da organização como participante do processo de alargamento e ajustamento de serviços.
Isso é básico em marketing: a participação do consumidor no partilhar de conhecimentos.
Infelizmente, por não atentarem, por não saberem ou por não entenderem como as pessoas percebem as idéias, os produtos e os serviços, é que milhões de reais são gastos todos os dias por várias organizações com custos e despesas desnecessárias, com incursões despropositadas, com ações promocionais sem fundamento e/ou mal implementadas, em publicidade e propaganda mal feitas, em treinamentos, congressos, palestras etc, que deveriam ter cunho técnico, mas que terminam enveredando para o “oba oba” sem que se acrescente absolutamente nada, com pseudoprofissionais que convencem pela eloqüência das suas palavras e frases decoradas e de efeito.
Parafraseando o que disse um autor desconhecido, muitas dessas organizações nem sabem o que estão fazendo, outras nem sabem o que fazem ou por que fazem, e ainda outras que fazem porque outras fazem.

Pois é ...